10% de desconto na primeira compra com o cupom "PRIMEIRACOMPRA" Dispensar

Como escolher o tecido ideal para o seu vestido de Noiva

O vestido de noiva é um dos itens mais importantes do casamento. Há uma diversa variedade de opções de modelos, comprimentos, estilos, tecidos. E então, como escolher?

É muito importante que o seu vestido de noiva proporcione o caimento perfeito e também esteja em harmonia com outros elementos igualmente importantes, como o modelo escolhido, seu biotipo, estilo e personalidade, além do perfil da festa e do conforto de que toda noiva precisa.

Em nosso Canal do Youtube, a costureira Quinha Campos que está há mais de 30 anos no mercado, contou para a gente algumas dicas importantes na hora de escolher o tecido para o vestido de noiva.

Listamos aqui alguns tipos de tecidos e suas características para ajudar nessa escolha.

 

Para casamentos ao ar livre, durante o dia:

É o perfil de festa que pede por modelos mais leves, com fluidez. Se a noiva optar por utilizar rendas, as mais recomendadas são as que possuem menos brilho.

 

Tecidos para Vestidos fluidos

  • Musseline:

É um tecido leve, transparente, com toque macio e delicado. Ideal para peças fluídas, como saias esvoaçantes cortadas no godê ou no viés. Hoje encontramos uma variação, que pode ser em seda pura, que é o mais fino e delicado, e o toque de seda, para noivas que não querem gastar muito, que a composição é em poliéster, o qual traz semelhança ao de seda pura.

  • Crepe Georgete:

 Assim como a musseline é um tecido leve e delicado, ideal para peças fluidas e esvoaçantes, cortadas no godê ou o viés. O que o difere da musseline é sua base, que possui uma textura como se fosse creponada, além de apresentar uma base mais opaca. Pode ser encontrado em seda pura, ou em poliéster que é chamado de toque de seda.

 

Para noivas que querem usar renda, mesmo casando ao ar livre, a inspiração fica por conta do Vestido todo em Renda chantily e com aplicações no corpo de Renda 3D do Estilista designer de moda libanesa, Elie Saab.

 

  • Renda Chantily:

Sua origem é francesa, que geralmente é fabricada a mão, daí o seu estilo bem leve e seus desenhos diferenciados, não apresenta relevo, por isso é o tipo de renda mais delicada e romântica que existe. Ideal para noivas clássicas que querem esbanjar romantismo na sua cerimônia.

 

Para noivas minimalistas: 

Aquelas que optam por um vestido que valoriza os recortes e não querem usar muito brilho ou rendas.

Vestido todo em cetim duchese, com cauda longa, valoriza os recortes e a silhueta é a inspiração da Pronovias.

  • Cetim Duchese:

Tecido com caimento estruturado, com aparência delicada, possui brilho sútil e elastano. Pode ser usado tanto para vestidos minimalistas, quanto para base de vestidos mais sofisticados, com ou sem aplicação de rendas ou bordados. Uma ótima proposta para noivas que optam pelo modelo sereia ou semi sereia.

Vestido confeccionado em Gazar de seda pura, com o corpo em renda da marca Rosa Clará.

  • Gazar de Seda Pura

Gazar de Seda Pura Tecido com leve transparência, fino e que possui uma de suas faces com leve brilho. Apesar de ser um tecido leve e com movimento, fica armado com facilidade e com caimento mais estruturado.

Vestido todo em cetim de seda do Estilista designer de moda libanesa, Elie Saab.

  • Cetim de Seda

Um tecido que é clássico por ser fino, leve, fluido, suave e com ótimo caimento, além de dispor de um brilho nobre. É muito usado em vestidos minimalistas por ser um tecido que não precisa de muitos detalhes, também usado em cortes como: Viés, Godê simples, godê duplo e evasê, que são cortes que valorizem sua fluidez.

 

Para noiva clássica:

Perfil de noiva que não abrem mão de um vestido de princesa, seja todo em renda, com volume, bordados. É aquele vestido que não sai de moda nunca!

Vestido volumoso, tradicional, todo em Cetim Bucol noiva do Estilista designer de moda libanesa, Elie Saab.

 

  • Cetim Bucol de Noiva:

É um dos tecidos mais conhecidos, sendo esse encorpado e com textura lisa, muito usado para base de vestidos de noiva. Uma ótima proposta para peças estruturadas e volumosas, como o tradicional vestido princesa.

Vestido todo de Zibeline com véu em tule francês.

 

Normalmente o tecido usado para véu é o Tule Francês podendo ser com brilho ou opaco e que apesar de leve e fino, consegue dar volume aos modelos, dependendo da quantidade e camadas feitas com ele.

Também é muito indicado para ter aplicações, usando um Bico de Renda e é ideal para as noivas que optam por véu comprido ou longo.

Clique no aqui e confira as opções de tules e rendas.

 

Vestido todo em zibeline com aplicação de renda, véu comprido em tule francês da Pronovias.

 

  • Zibeline:

Tecido que apresenta um leve brilho e uma textura, sem deixar de ser romântico e delicado. Esse tipo de tecido proporciona um aspecto mais nobre, tem um caimento estruturado, o que permite a confecção de peças mais marcadas, com pregas e rodadas.

 

Vestido Princesa com decote ombro a ombro, com véu longo e todo em aplicação de renda arabesco da estilista referência no universo de casamentos no Brasil, Wanda Borges

  • Renda Arabesco:

Sua base é em tule e seus desenhos formam arabescos que são ideais para aplicação. Símbolo de elegância e sofisticação que tem ganhado grandemente o coração das noivas. É uma das opções que está em alta.

 

Vestidos de Tule


Um clássico para os modelos de noiva por ser um tecido atemporal. Ele é um símbolo de romantismo e leveza. Dentre os tules mais ultizados temos o tule Point Sprit, que possui vários poásinhos, que são ideais para sobreposição. O tule francês que possui um aspecto mais armado. O tule de seda, que é mais fino, leve e delicado.

Vestido da marca Rosa Clará todo em tule com o corpo de renda.


Vestido decote ilusion com transparência no colo, mangas longas, corte sereia todo confeccionado em renda soutache  francesa rebordada em pedrarias e cauda suave.

 

  • Renda Soutache

Diferente da renda chantilly, essa renda é mais encorpada, possui alto relevo e é ideal para vestidos que necessitem de aplicação. Possui esse nome devido ao cordão que contorna os desenhos, proporcionando um efeito fundo, e deixando-a mais pesada.

 

E aí, noivinha, o que achou das dicas?💞

Deixa aqui embaixo suas dúvidas ou um depoimento sobre o assunto! Vamos adorar te ajudar e conhecer mais da sua saga!💞

Esperamos que tenha gostado e até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *